Diretores realizam atividades no GE Bracatinga
- Admin
- 27 de ago. de 2017
- 2 min de leitura
Neste sábado (26 de agosto) os diretores Francis Post (Presidente) e Daniela Campagnolo participaram de atividade junto com o Grupo Escoteiro Bracatinga de São Lourenço do Oeste.
O Grupo Escoteiro Bracatinga foi fundado no último dia 29 de julho e é apadrinhado pelo Grupo Escoteiro Xapecó. Hoje já possui Tropa Escoteira com 28 escoteiros e uma Alcateia de lobos com 10 lobinhos.

Pela manhã os diretores do GE Xapecó ministraram aos diretores e escotistas do GE Bracatinga uma oficina do SIGUE (Sistema de Informações e Gerenciamento de Unidades Escoteiras) que é um programa desenvolvido para auxiliar as Unidades Escoteiras Locais. O uso deste sistema facilita o controle do grupo e é importante para a organização principalmente das atividades e registro dos membros juvenis, além de possibilitar diversas funções que facilitam o dia a dia dos escotistas. Além da oficina os diretores trocaram experiências que podem guiar decisões de diretores para a continuidade das atividades deste grupo que está nos primeiros meses de funcionamento mas já tem um futuro brilhante desenhado pela frente principalmente pelo comprometimento demonstrado. O uso do manual do pai, formas de orientar a chefia, motivar os voluntários, rotinas administrativas, controle da loja escoteira, planejamento de atividades e plano estratégico do grupo foram assuntos bastante discutidos e experiências e modelos compartilhados.

A tarde foi o ponto alto da visita. Os diretores do GE Xapecó em conjunto com escotistas e diretores do GE Bracatinga aplicaram uma atividade para a Tropa Escoteira. O tema foi "DEFICIÊNCIAS". A atividade que envolveu as 6 áreas de desenvolvimento divididas pelo método escoteiro (físico, intelectual, espiritual, caráter, social e afetivo) foi dividida em 4 bases. Membro das 4 patrulhas foram convidados a escolher patrulheiros que viveriam situações de deficiência física (não podendo andar), deficiência visual (não podendo enxergar) e afasia (não podendo falar). As atividades das bases instigavam aos escoteiros potencializar o trabalho em equipe pois era necessário um esforço conjunto para compensar as deficiências e superar as atividades propostas.
Todas as patrulhas foram presenteadas com uma pederneira por causa da participação ativa e como vencedora com maior pontuação a patrulha TIGRE recebeu uma eficiência que poderá guardar em seu bastão para sempre.

Francis Post, presidente do GE Xapecó destacou que a parceria é muito importante para que os dois grupos se fortaleçam trocando experiências.
Evandro Lazzarotto, presidente do GE Bracatinga agradeceu a visita e salientou a importância deste tipo de encontro. Além disso já alinhou uma atividade em conjunto entre as tropas escoteiras e alcateias para o mês de setembro.
Comments