top of page
Buscar

Clã Pioneiro Desbravador promove palestra sobre Setembro Amarelo - Prevenção ao Suicídio

  • Francis Marcel Post
  • 24 de set. de 2020
  • 3 min de leitura

Na tarde do ultimo sábado (19/09) o Clã Pioneiro Desbravador do Grupo Escoteiro Chapecó realizou uma palestra online sobre "Setembro Amarelo".

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo que é o mês que dá ênfase a Prevenção ao Suicídio. Dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A atividade foi conjunta com a tropa Sênior Marumbí e teve como convidados especiais o Clã Pioneiro Excalibur do Grupo Escoteiro Ximbangue e pioneiros de SC, PR e RJ que recentemente participaram do Jamboree Online.

A palestrante da tarte foi a Dra. Lucinda Ignez Romeu Fernandes, médica psiquiatra, formada pela UFPEL (Universidade Federal de Pelotas) em dezembro de 1990, primeiramente fez especialização em medicina preventiva e social iniciando então sua carreira profissional como médica de saúde da família e posteriormente formação na área da psiquiatria a qual atua até então. Também participou do escotismo como pioneira e voluntária chefe de lobinho no Grupo Escoteiro Humaitá Sul 30/RS de Pelotas/RS entre 1983 e 1994, atualmente é mãe de um Pioneiro no GE Xapecó.

Durante uma hora e meia a Dra. Lucinda abordou inúmeros assuntos relacionados ao tema, um histórico completo da origem da campanha, dados estatísticos - inclusive preocupantes, as principais causas, as características das pessoas com tendências ao suicídio mas principalmente como prevenir e abordar o assunto com pessoas próximas.

Resumidamente, a mensagem principal que podemos passar para quem está lendo esta notícia e não participou da palestra é: devemos tratar o tema com seriedade, não ignorar os sinais, tentar agir preventivamente identificando sinais de depressão, alcoolismo ou uso de drogas ou medicamentos em excesso, não duvidar de quem falar que está pensando em suicídio, tratar com seriedade a depressão, não achar que é "falta de serviço" ou "falta do que fazer" ou que "é uma fase e passa", trabalhar a forma de que encarramos as frustrações e dificuldades da vida principalmente com crianças e jovens, quebrar o tabu e falar sobre o tema e também sobre a morte, lembrar que a pessoa com esta tendência ao suicídio quer terminar com sua "dor" e não com sua vida e é nisso que todos podemos auxiliar ouvindo a pessoa, tentando entender os motivos, orientar o possível e principalmente encaminhar o assunto aos responsáveis (no caso de crianças e jovens) e a especialistas do assunto que podem ajudar profissionalmente como psicólogos e/ou psiquiatras. Lembrando que a rede pública de saúde trata o assunto com muita seriedade e inclusive a rede pública municipal tem estrutura para recepcionar todos os casos. O principal modo de prevenir é criar uma "rede de apoio" em volta da pessoa que está passando por dificuldades para que ela se sinta acolhida, esta rede pode ser composta por amigos, chefia (no movimento escoteiro), profissionais da saúde mas principalmente a família.

Francis Post, mestre pioneiro, destaca a importância de abordarmos o assunto e parabeniza a COMAD por trazer e executar esta palestra. Como adulto voluntário que trabalha com crianças e jovens este assunto é importante e toda chefia tem que estar atenta para poder agir quando necessário.

Segundo a OMS (organização Mundial da Saúde) são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. Infelizmente 42 pessoas se suicidam por dia no Brasil. O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.


SE VOCÊ ESTÁ SOZINHO E PRECISA CONVERSAR COM ALGUÉM PODE LIGAR 188 - Telefone do Centro de Valorização da Vida ou entre no site https://www.cvv.org.br/ e escolha um dos vários canais.


Abaixo segue alguns links que tratam este assunto:


Texto: Mestre Francis Post

Fotos: Francis Post

Venha você também fazer parte do ESCOTISMO e fazer a diferença! Saiba como participar no link: https://www.gexapeco.com/formulario

Seções do Grupo Escoteiro XAPECÓ 86/SC:

RAMO LOBINHO: (Crianças de 6,5 a 10 anos)

Alcateia Bagheera

Alcateia Raksha

Alcateia Baloo

Alcateia Kaa

Alcateia Hathi

RAMO ESCOTEIRO (Crianças de 11 a 14 anos)

Tropa Escoteira Fênix

Tropa Escoteira Soyuz

Tropa Escoteiro do AR Cata-vento

RAMO SÊNIOR (Jovens de 15 a 17 anos)

Tropa Sênior Marumbí

RAMO PIONEIRO (Jovens de 18 a 21 anos)

Clã Pioneiro Desbravador.

VOLUNTÁRIOS: Maiores de 21 anos


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

O Grupo Escoteiro Xapecó foi fundado em 28/06/1997 registrado junto a UEB com número 86/SC.

SOBRE NÓS
LOCALIZAÇÃO

Rua Reinaldo Pinhat, 220-E

Bairro Quedas do Palmital

Chapecó/SC - CEP 89815-275

Santa Catarina - Brasil

 

grupoescoteiroxapeco@gmail.com

CONECTE-SE
  • Facebook
  • Canal do YouTube
  • Instagram Social Icon

© 2017 por Grupo Escoteiro Xapecó 86/SC. 

bottom of page